Texto

Unidade IV: Atividades do grupo

HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK E AUTORIA NA WEB
CURSO - TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:
UNIDADE IV – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 3 – ALIMENTAÇÃO DO BLOG
Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink e autoria na Web

“A pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações e conhecimentos que possuía e constrói novos significados.”
Essa citação é mais do que certa diante dos conteúdos estudados no material do Módulo da Unidade II, pois a tempos utilizávamos dos recursos tratados sem se quer saber a nomenclatura correta. Por isso da importância de se capacitar, é a busca constante da significação das coisas que na maioria das vezes já se “conhece”.
No caso do hipertexto, uma ferramenta que nos possibilita a livre escolha de caminhos a serem percorridos, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando a consulta mais fácil e atraente. Quantas vezes estivemos envolvidas em pesquisas com essa estrutura (informações em forma de blocos) e não nos dávamos conta de que se chamava hipertexto.
O mesmo ocorre com a ferramenta hipermídia, onde um conjunto de mídias interligadas permite a interação do usuário entre textos, vídeos, sons e imagens. Essa ferramenta muito conhecida das crianças que gostam de jogos na internet, que interagem com os personagens e pode modificá-los dependendo de suas ações.
Outra ferramenta bastante conhecida de todos que manuseiam a internet, é o hiperlink, ou simplesmente link, são ícones que interconectam os diversos conjuntos de informações que estendem ou complementam o texto principal.
E por ultimo a autoria na Web, o próprio nome já diz tudo. Ferramenta que nos possibilita agir e criar, deixando de ser simples usuários para sermos autores ativos. Esse recurso auxilia bastante no despertar de interesses e motivação dos alunos em realizarem diversos tipos de trabalhos, porque vêem os mesmos divulgados numa rede onde todos tem acesso e podem contribuir dando sugestões de melhorias ou simplesmente apreciando.
O estudo dessas ferramentas foi de grande valia, visto que desconhecíamos algumas por nomes e outra por nunca termos utilizado, como a autoria na Web.

Grupo Interação: Keila, Leidia, Matilde e Tiena

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


ATUAÇÃO DO GRUPO NO CURSO
ATIVIDADE 3 – ALIMENTAÇÃO DO BLOG
ATUAÇÃO DO GRUPO NO CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.




O curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, trouxe uma serie de novidades interessantes, que por falta de informação/interesse, não conhecíamos na pratica.
Os trabalhos desenvolvidos eram diversificados, e ora feito individualmente e ora em grupo. Claro que preferíamos em grupo, pois quatro cabeças pensam melhor que uma. O exercício da aprendizagem em grupo é mais que uma troca de experiência, é uma doação de si em prol do grupo.
Embora o curso tenha sido super interessante, confessamos que foi bastante complexo, deixando nos componentes do grupo um gostinho de dúvida da efetiva aplicação dos recursos ensinados. Porém ressaltamos que todos participaram e contribuíram, dando o máximo de si, para que os trabalhos fossem no mínimo satisfatórios.
Agora, a partir dos novos conhecimentos que nos foram repassados, das descobertas valiosas que tivemos durante todo o curso, enriqueceremos nossos planejamentos e consequentemente nossa pratica pedagógica, derrubando pouco a pouco as barreiras que nos amedrontam e impendem de conhecermos o novo.

Grupo 6: Leidia, Keila, Matilde e Tiena.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

ATIVIDADE 3 – ALIMENTAÇÃO DO BLOG
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROJETOS

No primeiro momento fez se uma reunião para escolha do tema, e após análise de todas as situações possíveis, chegou-se a conclusão do tema: “Não ao preconceito racial”. O motivo da escolha se deu por está próximo o “Dia da Consciência Negra” e por ser um tema importante e obrigatório de se trabalhar em todas as unidades de ensino.
No segundo momento, após amadurecimento de idéias, foi elaborado o esboço do projeto, com tema, recursos, metodologias, disciplinas, etc.; foram utilizados recursos aprendidos no curso, como: Portal do Professor, TV Escola, Youtube, etc., a fim de atendermos a complexidade de que se trata o tema.
No terceiro momento foi a vez da apresentação da proposta para os demais educadores da unidade, para que fosse enriquecido com novas idéias, e para pedido de colaboração de todos no preparo e na execução da mesma. Como já é de costume todos concordaram e se dispuseram contribuir, ficando assim definido as atividades a serem realizadas, bem como a data de apresentação dos trabalhos no pátio da unidade.

GRUPO 6: LEIDIA, KEILA, MATILDE E TIENA