Texto

Planejamento de Atividades Práticas

Tema: Saúde Bucal


Autor: Keila Alves de Sousa, Leidia Ferreira Silva, Matilde Aparecida Barbosa Oliveira e Tiena Kelen Silva
Instituição: Escola Municipal Geuza Costa Abreu
Estrutura Curricular: Pré-Escolar II “B e C”, Ensino Fundamental de 9 anos/ 1º ano “B”/ Turno Vespertino, nº de alunos 62/ Ciências/ Preservação dos dentes.


O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os cuidados com a higiene bucal;

- Aprender como garantir um belo sorriso;

- Compreender que precisa escovar os dentes após as refeições e depois de comer doces;

- Criar o hábito de usar o fio dental;

- Conscientizar que as hortaliças e frutas cruas massageiam as gengivas e fortalecem a arcada dentária;

- Aprender escovar corretamente os dentes;

- Identificar algumas doenças bucais causadas pela má escovação;


Duração das atividades

5 aulas


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Importância de se ter bons hábitos de higiene;


Estratégias e Recursos da aula

- Apresentação do conteúdo através da história Boca Livre “O batalhão da limpeza”;

- Exibição do vídeo da TV Escola no LIE: Balinha e dentinho “O aniversário do dentinho”

- Roda de conversa para exploração do vídeo;

- Resolver atividades propostas como: recorte de figuras( livros e revistas) que retratem os vários hábitos de higiene, criar frases, pinturas, cruzadinha, caça palavras e produção textual.

- Ir ao LIE, para utilizar o repositor smartkids com a atividade: Come-come higiene bucal

- Cantar a música: Meus dentinhos;

- Realizar uma palestra com uma dentista, conscientizando os educandos sobre a importância da higiene bucal;

- Exposição no espaço escolar dos trabalhos realizados.


Recursos Complementares

- Portal do Professor;

- CanalKids;

Câmara digital;

- Kits de escovação;

- Cartolina e cola;

- Cartazes;

- Lápis de cor;

- LIE;


Avaliação

No decorrer do desenvolvimento do planejamento serão observados: comportamento, relacionamento com os colegas e educadores, cumprimento das tarefas propostas, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.