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Projeto: "Não ao Preconceito Racial"

PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome dos cursistas: Keila Alves de Sousa, Leidia Ferreira Silva, Matilde Aparecida B. Oliveira e Tiena Kelen Silva.

Nome da Escola: Escola Municipal Geuza Costa Abreu                                             Cidade: Caiapônia

Série: Pré-Escolar I ao 5º ano          Número de alunos: 342         Duração: uma Semana

Professores envolvidos: Todos do período vespertino

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O fim das desigualdades educacionais do Brasil está em enfrentar as desigualdades raciais que estão presentes no ambiente escolar, pensando nisso elaboramos o Projeto com o Tema: “Não ao Preconceito Racial”, para conscientizarmos a comunidade escolar da importância da cultura afro-brasileira para a formação do povo brasileiro. Levando em consideração o mês em que trabalhamos a Consciencia Negra, pois esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cultural dos negros no Brasil.

3. Justificativa
A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos. No Brasil muitos setores da sociedade são vitimas do racismo disfarçado e gentil que se esconde sob o véu da democracia racial, assim, o projeto foi elaborado visando a conscientização da comunidade escolar em geral, para que situação como a citada acima não ocorram dentro da unidade, e que possa chegar aos lares dos alunos envolvidos disseminando a idéia de democratização racial,  por que o combate a todas as formas de preconceito deve ser prioridade desde os primeiros anos da Educação Infantil.
 "O sucesso escolar está ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a criança tem com a escola". Valter Roberto Silvério, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


4. Objetivo (s)
  • Proporcionar condições aos alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira;
  • Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil;
  • Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista;
  • Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas;
  • Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania;
  • Discutir e conhecer as personalidades negras que contribuíram e estão contribuindo nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas e etc.;
  •  Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.
  •  Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.
  •  Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.


5. Conteúdos
  • Lendas e heróis africanos;
  • A África não é um país, sim um continente;
  • A Arte africana;
  • Danças e ritmos trazidos pelos africanos;
  • África de todos nós.


6. Disciplinas envolvidas
Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua
Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física.


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º dia: Levantar questionamentos acerca do tema, em seguida assistir ao filme Kiriku e a feiticeira; Realizar uma produção textual coletiva, desenhos e pinturas sobre as aventuras do menino Kiriku;
2º dia; Contar a história “menina bonita do laço de fita”, após ouvir a musica do Gabriel Pensador “Racismo é burrice” em seguida pedir aos alunos que localizem no mapa o Continente africano;
3º Contar a historia “Zumbi dos Palmares” versão infantil, no retroprojetor e após conversar com os alunos sobre a historia tratada;
4º dia: Contar a história de como viviam os africanos antes do tráfico de escravos; Montar cartazes sobre a culinária e a arte afro-brasileira;
5º dia: Divulgação do Projeto “Não ao preconceito racial” em estação de rádio, exposição dos trabalhos dos alunos no pátio da escola e, assistir a apresentação do grupo de capoeira dos alunos de Educação Física da Fesurv; realizar registro nos cadernos das atividades desenvolvidas e após postar no blog.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
·         TV/DVD;
·         Data show;
·         Livros;
·         Laboratório de informática;
·         Folhas de chamex;
·         Textos diversos; (retirados da internet);
·         Aparelho de som;
·         Microfone;
·         Retroprojetor;
·         Câmera digital;
·         Filmadora;
·         Vídeo do youtube;

9. Registro do processo
  • As ações serão registradas primeiramente nos cadernos e depois postadas no blog.

10. Avaliação e Resultados esperados
Levar em conta toda produção dos alunos e a participação de cada um nos momentos individuais e coletivos. Examinar o domínio do assunto tratado no decorrer da semana, através de questionamento, bem como dos registros nos cadernos e no blog;

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação dos trabalhos realizados será através de blog, estação de rádio e no pátio da escola;


12. Referências Bibliográficas
Menina Bonita do Laço de Fita, Ana Maria Machado, 24 págs., Ed. Ática.