PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome dos cursistas: Keila Alves de Sousa, Leidia Ferreira Silva, Matilde Aparecida B. Oliveira e Tiena Kelen Silva. |
Nome da Escola: Escola Municipal Geuza Costa Abreu Cidade: Caiapônia |
Série: Pré-Escolar I ao 5º ano Número de alunos: 342 Duração: uma Semana |
Professores envolvidos: Todos do período vespertino |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O fim das desigualdades educacionais do Brasil está em enfrentar as desigualdades raciais que estão presentes no ambiente escolar, pensando nisso elaboramos o Projeto com o Tema: “Não ao Preconceito Racial”, para conscientizarmos a comunidade escolar da importância da cultura afro-brasileira para a formação do povo brasileiro. Levando em consideração o mês em que trabalhamos a Consciencia Negra, pois esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cultural dos negros no Brasil. |
3. Justificativa
A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos. No Brasil muitos setores da sociedade são vitimas do racismo disfarçado e gentil que se esconde sob o véu da democracia racial, assim, o projeto foi elaborado visando a conscientização da comunidade escolar em geral, para que situação como a citada acima não ocorram dentro da unidade, e que possa chegar aos lares dos alunos envolvidos disseminando a idéia de democratização racial, por que o combate a todas as formas de preconceito deve ser prioridade desde os primeiros anos da Educação Infantil. "O sucesso escolar está ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a criança tem com a escola". Valter Roberto Silvério, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). |
4. Objetivo (s)
|
5. Conteúdos
|
6. Disciplinas envolvidas
Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física. |
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º dia: Levantar questionamentos acerca do tema, em seguida assistir ao filme Kiriku e a feiticeira; Realizar uma produção textual coletiva, desenhos e pinturas sobre as aventuras do menino Kiriku; 2º dia; Contar a história “menina bonita do laço de fita”, após ouvir a musica do Gabriel Pensador “Racismo é burrice” em seguida pedir aos alunos que localizem no mapa o Continente africano; 3º Contar a historia “Zumbi dos Palmares” versão infantil, no retroprojetor e após conversar com os alunos sobre a historia tratada; 4º dia: Contar a história de como viviam os africanos antes do tráfico de escravos; Montar cartazes sobre a culinária e a arte afro-brasileira; 5º dia: Divulgação do Projeto “Não ao preconceito racial” em estação de rádio, exposição dos trabalhos dos alunos no pátio da escola e, assistir a apresentação do grupo de capoeira dos alunos de Educação Física da Fesurv; realizar registro nos cadernos das atividades desenvolvidas e após postar no blog. |
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
· TV/DVD; · Data show; · Livros; · Laboratório de informática; · Folhas de chamex; · Textos diversos; (retirados da internet); · Aparelho de som; · Microfone; · Retroprojetor; · Câmera digital; · Filmadora; · Vídeo do youtube; |
9. Registro do processo
|
10. Avaliação e Resultados esperados
Levar em conta toda produção dos alunos e a participação de cada um nos momentos individuais e coletivos. Examinar o domínio do assunto tratado no decorrer da semana, através de questionamento, bem como dos registros nos cadernos e no blog; |
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação dos trabalhos realizados será através de blog, estação de rádio e no pátio da escola; |
12. Referências Bibliográficas