PROJETO: FOLCLORE
IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Geuza Costa Abreu
Gestora: Sueli Aparecida da Silva Castro
Coordenadoras: Ana Conceição e Jeaina
Professoras: Eliette, Matilde, Márcia, Naraney, Marilana, Keila, Leidia, Dilma e Irene.
Execução do Projeto: 15/08 à 30/08/2010.
JUSTIFICATIVA
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica artística literária, etc., religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural agimos e produzimos cultura.
Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. E o folclore é riquíssimo. O folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto um portador de folclore.
OBJETIVO GERAL
Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer algumas lendas;
· Conhecer e valorizar a própria cultura;
· Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
· Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita presentes no folclore brasileiro;
· Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicos;
· Estimular e desenvolver a imaginação e a criação.
DESENVOLVIMENTO
· Leitura e interpretação oral e escrita das principais lendas folclóricas como: Saci perere, Boto cor-de-rosa, Iara, Lobisomem, Curupira e outros.
· Parlendas;
· Adivinhas;
· Montagem de mural;
· Pesquisa sobre o folclore na LIE;
· Cruzadinha folclórica no LIE;
· Brincadeiras folclóricas;
· Reescrita das lendas;
· Encerramento com apresentação dos alunos no pátio com: Parlendas musicas folclóricas, trava-linguas e outras.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de registros por parte do professor diariamente em sala de aula, frente a participação de cada educando de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.