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Projeto Folclore

PROJETO: FOLCLORE
 
                                                         IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal Geuza Costa Abreu
Gestora: Sueli Aparecida da Silva Castro
Coordenadoras: Ana Conceição e Jeaina
Professoras: Eliette, Matilde, Márcia, Naraney, Marilana, Keila, Leidia, Dilma e Irene.
Execução do Projeto: 15/08 à 30/08/2010.

                                               JUSTIFICATIVA

            Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica artística literária, etc., religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural agimos e produzimos cultura.
            Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. E o folclore é riquíssimo. O folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto um portador de folclore.

OBJETIVO GERAL

            Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Conhecer algumas lendas;
·        Conhecer e valorizar a própria cultura;
·        Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
·        Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita presentes no folclore brasileiro;
·        Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicos;
·        Estimular e desenvolver a imaginação e a criação.

DESENVOLVIMENTO

·        Leitura e interpretação oral e escrita das principais lendas folclóricas como: Saci perere, Boto cor-de-rosa, Iara, Lobisomem, Curupira e outros.
·        Parlendas;
·        Travalínguas;
·        Adivinhas;
·        Montagem de mural;
·        Pesquisa sobre o folclore na LIE;
·        Cruzadinha folclórica no LIE;
·        Brincadeiras folclóricas;
·        Reescrita das lendas;
·        Encerramento com apresentação dos alunos no pátio com: Parlendas musicas folclóricas, trava-linguas e outras.
                                                              
AVALIAÇÃO

            A avaliação será através de registros por parte do professor diariamente em sala de aula, frente a participação de cada educando de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.