Texto

Projeto Trânsito

PROJETO TRÂNSITO

 IDENTIFICAÇÃO

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal Geuza Costa Abreu
ENDEREÇO: Rua Cristiano de Castro, 328, Setor Norte.
TÍTULO: O Trânsito
GESTORA: Sueli Aparecida da Silva Castro
COORDENADORAS: Ana e Jeaina
PROFESSORAS: Irene, Leidia, Keila, Matilde, Márcia, Eliette, Naraney, Dilma, Marilana e Tiena.

 APRESENTAÇÃO

         A proposta de se trabalhar o trânsito para o Ensino fundamental foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância desse tema na formação dos estudantes, como referencia aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento.
         O tema apresenta princípios, conceitos e orientações para atividades que possibilitem aos educandos a realização de leituras críticas dos espaços de seu cotidiano.

 JUSTIFICATIVA

O “Projeto Trânsito” busca contribuir efetivamente na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, garantindo assim a paz no cotidiano.
        
 OBJETIVOS GERAIS

·          Identificar quais são os objetos usados no trânsito. Ex: semáforo, faixa e placas.
·          Identificar a função desses objetos;
·          Explicar quais são e para que servem estes objetos no trânsito;
·          Fazer listagem dos mesmos;
·          Identificar o significado da sinalização;
·          Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
·          Interpretar mensagens de sinalização de trânsito.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
·          Explicar que o semáforo, as faixas e as placas facilitam a vida de pedestres e motoristas;
·          Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
·          Conhecer sinais de trânsito;
·          Reconhecer a importância das leis de trânsito;
·          Conhecer as placas de trânsito e a sua importância para a vida.

DESENVOLVIMENTO

·          Introdução do conceito de sinalização;
·          Comentário sobre sinalização de trânsito em geral;
·          Explicação sobre alguns tipos de sinalização urbana;
·          Sinais luminosos;
·          Placas;
·          Outros a critério do professor;
·          Pesquisas no LIE;
·          Texto coletivo;
·          Recortes, colagens e pinturas com tinta guache;
·          Textos informativos;
·          Palestra com o pessoal da Auto Escola Jóia;
·          Jogos na internet.

METAS

         Atender os educandos do: Pré – escolar I ao 5ºano

RECURSOS UTILIZADOS


·          Placas de sinais de trânsito;
·          Folder sobre o trânsito;
·          Tintas guache;
·          Poesias relacionadas sobre este assunto;
·          Desenhos da sinalização estruturada;
·          Confecção de murais;
·          Data show;
·          LIE;
·          Vídeos
·          Som
·          Câmara digital
·          Microfone.
CRONOGRAMA

1º Texto coletivo
2º Pesquisas no LIE
3º Realização de atividades de recortes, colagens e pinturas;
4º Escolher poesias sobre o trânsito;
5º Montagem de um mural para exposição dos trabalhos;
6º Palestra sobre o trânsito;
7º Apresentação no pátio;
8º Passeio nas ruas em um ônibus para reconhecimentos dos sinais de trânsitos que há na cidade.
 
CONCLUSÃO

         As etiquetas, os rótulos, os avisos, as placas com nomes de ruas e os números das casas são formas de sinalização usadas para facilitar a identificação e organização de objetos, pessoas e lugares.
         Assim como os sinais de trânsito são importantes para que seja organizado o movimento de motoristas e pedestres em uma cidade, evitando assim acidentes.