PROJETO TRÂNSITO
IDENTIFICAÇÃO
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal Geuza Costa Abreu
ENDEREÇO: Rua Cristiano de Castro, 328, Setor Norte.
TÍTULO: O Trânsito
GESTORA: Sueli Aparecida da Silva Castro
COORDENADORAS: Ana e Jeaina
PROFESSORAS: Irene, Leidia, Keila, Matilde, Márcia, Eliette, Naraney, Dilma, Marilana e Tiena.
APRESENTAÇÃO
A proposta de se trabalhar o trânsito para o Ensino fundamental foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância desse tema na formação dos estudantes, como referencia aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento.
O tema apresenta princípios, conceitos e orientações para atividades que possibilitem aos educandos a realização de leituras críticas dos espaços de seu cotidiano.
JUSTIFICATIVA
O “Projeto Trânsito” busca contribuir efetivamente na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, garantindo assim a paz no cotidiano.
OBJETIVOS GERAIS
· Identificar quais são os objetos usados no trânsito. Ex: semáforo, faixa e placas.
· Identificar a função desses objetos;
· Explicar quais são e para que servem estes objetos no trânsito;
· Fazer listagem dos mesmos;
· Identificar o significado da sinalização;
· Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
· Interpretar mensagens de sinalização de trânsito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Explicar que o semáforo, as faixas e as placas facilitam a vida de pedestres e motoristas;
· Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
· Conhecer sinais de trânsito;
· Reconhecer a importância das leis de trânsito;
· Conhecer as placas de trânsito e a sua importância para a vida.
DESENVOLVIMENTO
· Introdução do conceito de sinalização;
· Comentário sobre sinalização de trânsito em geral;
· Explicação sobre alguns tipos de sinalização urbana;
· Sinais luminosos;
· Placas;
· Outros a critério do professor;
· Pesquisas no LIE;
· Texto coletivo;
· Recortes, colagens e pinturas com tinta guache;
· Textos informativos;
· Palestra com o pessoal da Auto Escola Jóia;
· Jogos na internet.
METAS
Atender os educandos do: Pré – escolar I ao 5ºano
RECURSOS UTILIZADOS
· Placas de sinais de trânsito;
· Folder sobre o trânsito;
· Tintas guache;
· Poesias relacionadas sobre este assunto;
· Desenhos da sinalização estruturada;
· Confecção de murais;
· Data show;
· LIE;
· Vídeos
· Som
· Câmara digital
· Microfone.
CRONOGRAMA
1º Texto coletivo
2º Pesquisas no LIE
3º Realização de atividades de recortes, colagens e pinturas;
4º Escolher poesias sobre o trânsito;
5º Montagem de um mural para exposição dos trabalhos;
6º Palestra sobre o trânsito;
7º Apresentação no pátio;
8º Passeio nas ruas em um ônibus para reconhecimentos dos sinais de trânsitos que há na cidade.
CONCLUSÃO
As etiquetas, os rótulos, os avisos, as placas com nomes de ruas e os números das casas são formas de sinalização usadas para facilitar a identificação e organização de objetos, pessoas e lugares.
Assim como os sinais de trânsito são importantes para que seja organizado o movimento de motoristas e pedestres em uma cidade, evitando assim acidentes.